O que significa a alusão de Eclesiastes 11:1
"Lança o teu pão sobre as águas, porque
depois de muitos dias o acharás".
Vejamos algumas possibilidades:
1. “ dá pão aos que estão aflitos “
2. "
semeia o teu trigo sem esperança de fazer a ceifa “
3. “
mostra o desinteresse na tua liberalidade “
4. “ ser
generoso o quanto podes “
5. “
tende uma grande em fé em Deus; procedei nas vossas dádivas e esforços como o
lavrador que semeia nas águas o arroz, e espera pela colheita, a plantação de
arroz fica inundada desde o tempo da sementeira até perto da colheita “.
O texto embora simples possibilita vários entendimentos como foi possível observar. Algumas notas de rodapé de Bíblias de Estudos faz um esforço pra lançar luz sobre a passagem.
> Bíblia Anotada de Charles Caldwell Ryrie - " Uma expressão metafórica, extraída do comércio de cereais numa cidade portuária marítima, ilustrando as perspectivas de sucesso de empreendimentos comerciais ousados".
> Bíblia de Jerusalém - " Alguns interpretes pensam na isca lançada à água pelo pescador, que a retira da boca do peixe; outros pensam no comércio marítimo. Nesta série de sentenças sobre o risco, pode-se perceber a atitude que Coélet deseja a seu discípulo. Ele não quer desencorajá-lo na busca da felicidade, mas, ao preveni-lo dos imprevistos, quer tirar-lhe as ilusões. Afinal, é preciso arriscar-se".
> Bíblia Edição Pastoral, ao comentar os versículos de 1 a 6 - " Na vida é preciso ser prudente, mas também arriscar. Como só Deus conhece o mistério da vida, o discernimento ajuda pelo menos a tatear, a fim de descobrir o que fazer no lugar e momentos certos ".
> Bíblia de Estudo de Genebra - " Possivelmente, uma referência ao comércio de cereais que Salomão fazia por meio marítimo".
Quase todas as interpretações são viáveis, porém, somente uma é a correta. É preciso também considerar que todas podem estarem erradas.
Qual delas é a sua?
Autor: Líder da Igreja Presbiteriana de Tailândia no Pará. Bacharel em Teologia pela Faculdade Evangélica do Rio de Janeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário