quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

ESTUDO SOBRE PREDESTINAÇÃO E ELEIÇÃO

 Igreja Presbiteriana de Tailândia-PA
10 de fevereiro de 2013
Taciano Cassimiro

Os pontos abordados neste estudo foram preparados para atender uma necessidade especifica

I PARTE
 
O QUE É PREDESTINAÇÃO?

Predestinou é a tradução de “ prooridzo “, que literalmente , significa “ assinalar de antemão “, visto que o vocábulo grego “ oridzo “ quer dizer “ dividir com fronteira “, “ limitar”, “ definir “. A preposição grega “ pro “ faz essa palavra indicar uma atividade feita de antemão.
João Calvino na exposição a carta de Paulo aos efésios tratando da eleição e predestinação, apresenta:


      1.      Causa Eficiente da predestinação - é o beneplácito da vontade de Deus
      2.      Causa Material – é Cristo
      3.      Causa Final – é o louvor de sua graça

A DOUTRINA DA PREDESTINAÇÃO CONTESTADA

    1.      Pelágio (350-423): negava o pecado original; negava que a graça de Deus é essencial para salvação; defendia que o homem por livre arbítrio sem depender da graça de Deus podia decidir seu futuro.
     2.      Semipelagianismo: O homem precisa dar o primeiro passo em direção a Deus e então Deus irá completar o processo de salvação=sinergismo.
    3.      Jacó Armínio ( 1560 – 1609 ) Teólogo holandês. Trabalhou como professor de teologia na Universidade de Leiden. Armínio pediu a revisão da Confissão Belga e do Catecismo de Heidelberg sem explicar as razões. Predestinação e expiação limitada foram basicamente dois pontos questionados por Armínio.
Armínio passou a defender que o homem pode ser salvo ou não, depende somente da vontade dele.

SEUS SEGUIDORES conhecidos como Remonstrantes em 1610 apresentaram os cinco pontos da remonstrância, no mesmo se têm a doutrina de Armínio sistematizada.

A DOUTRINA DA PREDESTINAÇÃO CONFIRMADA
Uso sempre o termo predestinação por entender que todas as questões discutidas no Sínodo tinha como base a eleição-predestinação.
Entre os anos de ( 1618-1619 ) em Dort os cinco pontos do calvinismo foram estabelecidos: Depravação Total; Eleição Incondicional, Expiação Limitada; Vocação Eficaz e Perseverança dos Santos.

Detalhes sobre o Sínodo de Dort ( 1618-1619 ):
O Sínodo de Dort reuniu-se por autoridade dos Estados Gerais dos Países Baixos, em Dordrecht, Holanda, de 13/11/1618 a 09/05/1619. Ao todo foram realizadas 154 sessões.

O Sínodo foi constituído por 35 pastores, um grupo de presbiteros das igrejas holandesas, 5 catedráticos de teologia dos Países Baixos, 18 deputados dos Estados Gerais e 27 estrangeiros, de diversos países da Europa, tais como Inglaterra, Alemanha, França e Suiça. Dort rejeitou os chamados “ Cinco pontos do arminianismo”. Os Cânones de Dort foram aceitos por todas as igrejas reformadas como expressão correta do sistema calvinista.

QUANDO ACONTECEU A PREDESTINAÇÃO?

O texto bíblico nos apresenta uma ordem:

      Primeiro, fomos escolhidos
Vários sentidos, são eles:
      1.      Coletivamente, nação ou povo Is 45.4
      2.      Escolhido como indivíduos I Pd 1.2 e Rm 9.11-13
      3.      Eleição para vida eterna Rm 8.29-30
    4.      Eleição e de conformidade com a presciência de Deus; mas isso não apenas significa que Deus previu quem creria. Antes indica o fato de que Deus previu os próprios indivíduos, tendo fixado neles o seu coração desde a eternidade. Cristo também foi previsto.
     5.      A eleição se alicerça sobre a vontade divina, e não sobre o mérito humano ou fé prevista Ef 1.11; Jo 15.16
     6.      Eleição foi estabelecida segundo o propósito divino, portanto não foi algo arbitrário.

Segundo, escolhidos na eternidade.
O texto bíblico diz “ ...antes da fundação do mundo...” Antes da criação. Dentro desse contexto Paulo diz “ ...nos predestinou...”
O reino para os seus servos já está preparado Mt 25.34

continuação....

Nenhum comentário:

Postar um comentário