Breves Anotações
Da Criação do
Homem
Confessamos e reconhecemos que nosso Deus criou o homem, isto é,
nosso primeiro pai, Adão, segundo sua própria imagem e semelhança, e lhe deu
sabedoria, domínio, justiça, livre arbítrio e consciência de si mesmo, de modo
que em toda a natureza do homem não se podia encontrar nenhuma imperfeição. Dessa
perfeição e dignidade caíram o homem e a mulher; a mulher, enganada pela
serpente e o homem dando ouvido à voz da mulher, ambos conspirando contra a
soberana majestade de Deus, que, com palavras claras, os havia previamente
ameaçado de morte, se ousassem comer da árvore proibida.
1. Quem criou o homem?
” Confessamos
e reconhecemos que nosso Deus criou o homem, isto é, nosso primeiro pai, Adão,
segundo sua própria imagem e semelhança,...”
O texto da Confissão
é claramente contrário a qualquer ensino evolutivo ou obra do acaso. Por isso
ela afirma que:
·
Deus criou o homem Gn 2.7
E este homem foi
criado:
·
Segundo sua própria imagem e
semelhança Gn 1.26-27; Cl 3.10
2. Deus criou o homem em quais
condições?
“....e
lhe deu sabedoria, domínio, justiça, livre arbítrio e consciência de si mesmo,
de modo que em toda a natureza do homem não se podia encontrar nenhuma
imperfeição””.
Novamente o texto da
Confissão de Fé Escocesa se coaduna com as Escrituras ao afirmar que o homem
foi criado em total perfeição, e recebido do Senhor tais atributos:
·
Sabedoria
·
Domínio
·
Justiça
·
Livre-arbítrio
·
Consciência de si mesmo
3. O que aconteceu ao primeiro
homem ( Adão e sua mulher )?
“...Dessa
perfeição e dignidade caíram o homem e a mulher; a mulher, enganada pela
serpente e o homem dando ouvido à voz da mulher, ambos conspirando contra a
soberana majestade de Deus,..”
O homem caiu em pecado Rm 5.12
Sequencia
da queda e suas consequências em Gn 3.1-24:
A
mulher enganada pela serpente, punição Gn 3.4-6,15-16
O
homem dando ouvido à voz da mulher Gn 3.6, 17-19
Ambos
conspiraram contra Deus Gn3.6-7
Homem
e a mulher expulsos do jardim Gn 3.22-24
O pecado do homem o afetou em todo o seu ser, físico e espiritual. Agora sua sabedoria, domínio, justiça, livre-arbítrio ( perdido ), consciência de si mesmo foram maculados de sorte que a linguagem do profeta Isaias ao referir-se a nação de Israel pode ilustrar bem a real condição do homem:
“O boi reconhece o seu dono, e
o jumento conhece a manjedoura do seu proprietário, mas Israel nada sabe, o meu
povo nada compreende”.
Ah, nação pecadora, povo carregado de iniquidade! Raça de malfeitores, filhos dados à corrupção! Abandonaram o Senhor; desprezaram o Santo de Israel e o rejeitaram.
Por que continuarão sendo castigados? Por que insistem na revolta? A cabeça toda está ferida, todo o coração está sofrendo.
Da sola do pé ao alto da cabeça não há nada são; somente machucados, vergões e ferimentos abertos, que não foram limpos nem enfaixados nem tratados com azeite”. Isaías 1:3-6 NVI.
Ah, nação pecadora, povo carregado de iniquidade! Raça de malfeitores, filhos dados à corrupção! Abandonaram o Senhor; desprezaram o Santo de Israel e o rejeitaram.
Por que continuarão sendo castigados? Por que insistem na revolta? A cabeça toda está ferida, todo o coração está sofrendo.
Da sola do pé ao alto da cabeça não há nada são; somente machucados, vergões e ferimentos abertos, que não foram limpos nem enfaixados nem tratados com azeite”. Isaías 1:3-6 NVI.
4. Deus havia alertado nossos
primeiros pais antes da queda?
“...ambos conspirando contra a soberana majestade de Deus, que,
com palavras claras, os havia previamente ameaçado de morte, se ousassem comer
da árvore proibida”.
A narrativa de
Gênesis é muito clara quanto a esta questão. O homem e a mulher foram
advertidos, inclusive, da consequência que viria mediante transgressão:
O Senhor Deus colocou o homem no
jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo.
E o Senhor Deus ordenou ao homem: "Coma livremente de qualquer árvore do jardim,
mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá". Gênesis 2:15-17.
E o Senhor Deus ordenou ao homem: "Coma livremente de qualquer árvore do jardim,
mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá". Gênesis 2:15-17.
Com base na passagem
aprendemos que a vida eterna era uma possibilidade, caso o homem permanecesse
fiel. Porém, sua desobediência o levou a morte bem como de sua descendência.
Senhor, Senhor nosso, como é
majestoso o teu nome em toda a terra! Tu, cuja glória é cantada nos céus.
Dos lábios das crianças e dos recém-nascidos firmaste o teu nome como
fortaleza, por causa dos teus adversários, para silenciar o inimigo que busca
vingança. Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as
estrelas que ali firmaste, pergunto: Que é o homem, para que com ele te
importes? E o filho do homem, para que com ele te preocupes? Tu o
fizeste um pouco menor do que os seres celestiais e o coroaste de glória e de
honra. Tu o fizeste dominar sobre as obras das tuas mãos; sob os seus
pés tudo puseste: Todos os rebanhos e manadas, e até os animais
selvagens, as aves do céu, os peixes do mar e tudo o que percorre as
veredas dos mares. Senhor, Senhor nosso, como é majestoso o teu nome em
toda a terra! Salmos
8:1-9
CONCLUSÃO
CONFISSÕES
DE SANTO AGOSTINHO
CAPÍTULO
II
Deus
está no homem, e este em Deus
E como invocarei meu Deus, meu Deus e meu Senhor, se ao invocá-lo o
faria certamente dentro de mim? E que lugar há em mim para receber o meu Deus,
por onde Deus desça a mim, o Deus que fez o céu e a terra? Senhor, haverá em
mim algum espaço que te possa conter? Acaso te contêm o céu e a terra, que tu
criaste, e dentro dos quais também criaste a mim? Será, talvez, pelo fato de
nada do que existe sem Ti, que todas as coisas te contêm? E, assim, se existo,
que motivo pode haver para Te pedir que venhas a mim, já que não existiria se
em mim não habitásseis?
Ainda não estive no inferno, mas também ali estás presente, pois, se
descer ao inferno, ali estarás.
Eu nada seria, meu Deus, nada seria em absoluto se não estivesses em
mim; talvez seria melhor dizer que eu não existiria de modo algum se não
estivesse em ti, de quem, por quem e em quem existem todas as coisas? Assim é,
Senhor, assim é. Como, pois, posso chamar-te se já estou em ti, ou de onde hás
de vir a mim, ou a que parte do céu ou da terra me hei de recolher, para que
ali venha a mim o meu Deus, ele que disse: Eu encho o céu e a terra?
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