quinta-feira, 19 de março de 2015

ACERCA DOS NOVOS CALVINISTAS



O tema é muito pertinente uma vez que acaloradas disputas e acusações faz parte do cotidiano, principalmente virtual. Sem contar nos rachas eclesiásticos Brasil a fora.

A expressão "Calvinismo" provavelmente foi usada pela primeira vez em 1552, numa carta do pastor luterano Joachim Westphal, de Hamburgo. E sem duvida Calvino não era calvinista. Porém, quando se fala em calvinismo a carga toda recai nos ombros do francês ( João Calvino ) nascido em Noyon, 10 de julho de 1509  Genebra, 27 de maio de 1564. De fato Calvino tinha uma mente extraordinária, piedade encantadora e escritor pra lá de habilidoso.  Até mesmo o teólogo holandês Jacó Armínio (10 de outubro de 1560  19 de outubro de 1609) disse acerca de Calvino na Carta escrita a Sebastian Egbertsz, "Depois da leitura das Escrituras..., e mais do que qualquer outra coisa,... eu recomendo a leitura dos Comentários de Calvino ... Pois afirmo que na interpretação das Escrituras Calvino é incomparável, e que seus Comentários são mais valiosos do que qualquer coisa que nos tenha sido legada nos escritos dos pais — tanto assim que atribuo a ele um certo espírito de profecia no qual ele se encontra em uma posição distinta acima de outros, acima da maioria, na verdade, acima de todos”. Os seguidores de Calvino e Armínio ( quando Calvino morreu Armínio tinha 4 anos de idade ) transformaram os mesmos que nunca se conheceram em inimigos.

Mais quais são os requisitos para ser um calvinista?

Ter lido as Institutas de Calvino e seus Comentários? Ler e professar crença nas confissões? Quais confissões? De Guanabara? Francesa? Escocesa? Inglesa? Belga? Helvética? Westminster? Batista? Ou os cânones de Dort? Ou, além disso, tem que crer nos 5 ( nem 5, nem 50 ) PONTOS DO CALVINISMO? Ou se declarar cessassionista? Não podemos negar a parte da história que trás alguns reformadores e puritanos como continuístas.
Não vejo o calvinismo de forma monolítica, seja histórica ou teologicamente. Nunca existiu um “ calvinismo “ e sim “ calvinismos” no “meio” ou “entre” os “ismos” qual o verdadeiro?. Quanto a personagens calvinistas temos como exemplo Richard Baxter (Rowton - Chester, 12 de Novembro de 1615  Shropshire, 8 de Dezembro de 1691) líder puritano inglês, sacerdote, escritor, a quem Dean Stanley chamou "o chefe dos protestantes intelectuais da Inglaterra “defendia um calvinismo moderado. No mesmo ele defendia que Deus escolheu certo número de pessoas, sem rejeitar aqueles que se achegassem a ele ( Deus ). Contudo o mesmo é chamado de Calvinista por tudo e por todos. Pode isso?

Na atualidade temos visto posicionamentos de pastores calvinistas sobre assuntos tidos como característico da igreja reformada ( mas, que igreja reformada? Pois existe várias com aspectos litúrgicos e teológicos diferentes) completa ou parcialmente diferentes. Gerando assim fúria, nos mais ou menos “ortodoxos”. É importante observar, para espanto, que o tema “ser ou não ser” calvinista, “é ou não é” calvinista tem gerado perseguição, quando não, cassação de mandato. Pois, ou se ajusta acerta escola de interpretação calvinista adotada pela suposta maioria ou está fora de cena, logo não é digno de receber o título “ Calvinista”. Calvino chora.

E quanto aos Novos Calvinistas?

Os tais têm sido chamados de “híbridos”(ou seja, um ser que resulta da mistura de dois ou mais elementos) por calvinistas antigos que entende, que calvinista da gema, original, tem que ser cessassionista e membro de igreja reformada. Os novos calvinistas são em sua maioria de igrejas pentecostais. Destaque para Assembleia de Deus. Em minha última viagem à Brasília, ao chegar à Livraria Evangélica me surpreendi com o número de pastores assembleianos comprando material reformado e se declarando calvinista.  

É verdade que muitos dos novos calvinistas e alguns deles nem sabem ao certo o que isso significa, têm entrado em disputas, principalmente, na internet, sem contar o clima de guerra que alguns criam em suas congregações ( pentecostais e/ou neopentecostais, e históricas ) contribuindo infelizmente para uma aversão cada vez maior ao calvinismo.
Por outro lado, não acredito que para ser calvinista tenha que ser membro desta ou daquela denominação dita histórico-reformada.


Aos novos calvinistas aconselho como base de conduta a postura do calvinista e Rev. Geremias do Couto, Assembleia de Deus, que em entrevista ao site Teologia Pentecostal demonstrou maturidade, equilíbrio, espírito de paz, amor pela Palavra e por seus irmãos, além do que lhe é peculiar, voz pastoral.

Taciano Cassimiro, escritor,colunista e líder da Igreja Presbiteriana em Tailândia, Pará.
Bacharel em Teologia.

Um comentário:

paideia blog do pr medeiros disse...

Taciano, sou um dos tais, que busca nos escritos reformados de Calvino, Lutero, Jonnes uma base doutrinária sólida e depois sai com a Bíblia debaixo do braço para cumprir a missão. Deus o abençoe.

Postar um comentário