quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Aproximemo-nos com um coração sincero

REFLEXÃO 19/12/2013 - 005 - 
“ Aproximemo-nos com um coração sincero...”
 Por Taciano Cassimiro


Em certo momento de seu ministério, Jesus, repreendeu severamente os religiosos de seus dias que se aproximavam de Deus vestidos e revestidos com a capa da religião, com a falsidade, com teatralidade, com um coração insincero, Mt 15.7-8. Assim aprendemos que é possível honrar ao Senhor com os lábios e estar com o coração longe D’ele. É possível tentar se aproximar de Deus com o coração cheio de encenações, maldade, inveja, orgulho e hipocrisia.
O autor de hebreus escrevendo, provavelmente, para um grupos de judeus que viviam na Itália por volta do ano 70 d.C, fala da importância de nos aproximarmos de Deus com compromisso, verdade, sinceridade, sem reservas“ Aproximemo-nos com um coração sincero...”. É verdade que o coração do homem é enganoso. Somos constantemente traídos pelo nosso intelecto, emoções e vontade. Assim, temos dificuldades de por nós mesmos nos aproximarmos de Deus de forma correta.
Então o que fazer?
Sou chamado pelo Senhor para se aproximar D’ele, mas por outro lado não posso fazê-lo de forma satisfatória. O que fazer? Devemos rogar ao Senhor, que nos der corações dispostos a obedecer, corações sinceros, ardentes, corações quebrantados, morto para o ego, desejosos de se aproximar tendo como fundamento o amor a Ele.


“Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele..”



sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Você não está só

REFLEXÃO 13/12/2013 – 003 
Taciano Cassimiro

Quantas vezes você já chegou à conclusão de que está só. Sozinho(a) mesmo, sem ninguém ao teu lado pra dividir as cargas que a vida impõe, e sem duvida nesses momentos nossa alma geme de dor. E não raro gritamos, até quando?
O profeta Elias já se sentiu só. Imaginava ele que todos tinham se curvando diante da idolatria ou sido exterminados pela rainha má Jezabel. Então o que fez Elias? Entrou na caverna.
 Talvez a semelhança de Elias você esteja se sentindo só, e tenha entrado na caverna da solidão. Porém, você não está só. Nosso Senhor Jesus NOS PROMETEU que “...eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” ,Mateus 28:20. Jesus está conosco por isso não estamos sozinhos, você não está sozinha. Mesmo quando a situação disser o contrário, Jesus estará com você. Nada pode nos separar de sua graça e amor.
Logo, devemos aproveitar sua companhia e crescermos em fé e graça.
Falta-me nesse momento inspiração para continuar escrevendo, no entanto vou concluir deixando a letra da música de Marquinhos Gomes intitulada “Lágrimas no Olhar “:

Grandes provações tens passado
Em momentos tens chorado
Sem ter o que fazer
Sem ninguém pra conversar
Sem poder se levantar e reagir
Quando alguém te fere com palavras
Que machucam o coração
As lágrimas nos olhos
Molham o teu rosto
E é tanto sofrimento

Erga tua voz e clame ao Senhor
E Ele ouvirá o teu clamor

Pra que temer, se Cristo está contigo
Se Ele é teu amigo
Pra que se abater
Pra que ficar assim, desse jeito
Ninguém é perfeito
Jesus ama você

Saiba que Jesus te consola
E o sorriso então renasce
Ao nascer da alvorada
E jamais te deixará


Erga

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Esperando em Deus

REFLEXÃO 11/12/2013 – 002 
Taciano Cassimiro 

Hoje por volta das 6 da manhã ao me acordar fui fazer minha devocional. O texto bíblico que me saltou aos olhos foi de Mateus 6.1-34 quando Jesus faz um maravilhoso discurso sobre a ansiedade nos ensinando a confiar na providência divina. De imediato me lembrei do exemplo de humildade e confiança demonstrado por David Brainerd ( 1718-1747 ), Brainerd amava ao Senhor e confiava inteiramente em sua graça. Precisamente no dia 12 de dezembro de 1744 em seu diário ele diz “ Senti-me muito fraco; mas fui um tanto ajudado em oração secreta, e pude clamar, com prazer e doçura de alma: “Vem, Senhor Jesus, vem imediatamente! Minha alma anelava pelo Deus vivo”. Quão deleitoso é orar sobre tão ternas influências! Isso é muito mais satisfatório que o alimento! Embora a manhã já estivesse avançada, não tinha disposição para comer, pois alimento matinal pareceu-me sem o menor sabor. Oh, quão “ melhor é o teu amor do que o vinho”, do que o mais excelente vinho! Visitei os índios a tarde, para os quais preguei; mas sentindo muito solitário. Descobri que o meu interprete estava um tanto preocupado com a sua alma, o que me serviu de algum encorajamento, embora tenha-me infundido uma nova preocupação. Como anelei pela sua conversão; elevei meu coração a Deus, enquanto ele me falava a respeito. Voltei para minha casa e derramei minha alma diante de Deus em favor dele. Usufrui de alguma liberdade em oração e fui capacitado, eu penso, a deixar tudo aos cuidados de Deus”.

Quando aprendemos a esperar em Deus entregamos tudo aos seus cuidados.


E assim, esperando com paciência, alcançou a promessa. Hebreus 6:15

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Testado pela aflição

REFLEXÃO 11/12/2013 - 001

Taciano Cassimiro

Em determinado momento de aflição me deparei com um pensamento de Sêneca que dizia “ O ouro é testado pelo fogo. Os bravos pela aflição “. Confesso que naquele instante meu coração saltitou de alegria, minhas forças foram revigoradas, e me deleitei na providencia de Deus.
É verdade que as aflições e muitas provações faz parte de nossa vida, de nossa história, como também é verdade que esses momentos sugam nossas energias, roubam-nos as forças e quando não a esperança. Nessas circunstâncias o que mais desejamos é nos livrar-nos o mais depressa dessa situação. Esquecemos-nos de procurar saber qual o propósito de nossa aflição, por qual razão Deus nos permitiu viver esses momentos. Pois bem, muitas respostas poderiam ser dadas, no entanto volto ao pensamento de Sêneca “ O ouro é testado pelo fogo. Os bravos pela aflição “. As palavras de Sêneca parecem se ajustar com as de Tiago que diz “ Feliz a pessoa que persevera na provação, porquanto, após ter sido aprovada, receberá o prêmio da coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam” Tg 1.12.
Caso você esteja em grande aflição, sendo provada, testada pelo fogo. Não esqueça “ é só uma provação, um teste” Deus já providenciou o escape, e por meio das tuas aflições o propósito de Deus será alcançado, creia nisso, e descanse no Senhor.
Os bravos são testados pela aflição.


DISPENSACIONALISMO, Uma Análise.

Dica de Livro


quinta-feira, 31 de outubro de 2013

31 de Outubro – Dia da Reforma Protestante


Acerca dos 496 anos


Em 1529, Carlos V convocou nova Dieta, em Spira e decidiu que a doutrina luterana passaria a ser tolerada nas regiões convertidas, mas proibida no restante da Alemanha. Os luteranos protestaram e daí nasceu o termo protestante. Bom, mais a história não começa ai. No dia 31 de Outubro, Martinho Lutero ( 1483-1546 ) fixou as 95 teses na porta da Catedral de Wittenberg Contra as Indulgências (carta emitida pela igreja que dava perdão aos mortos e vivos: claro que mediante um pagamento) oficializando o debate. Lutero não desejava dividir a Igreja Católica, seu objetivo era de fazer a igreja retornar as Escrituras, ser pura conforme os ensinos de Jesus, profetas e evangelistas. Naquele contexto a igreja estava fortemente manchada pelos escândalos causados pelo clero.

No entanto, meu objetivo não é de apresentar dados históricos acerca da(s) causa(s) da Reforma Protestante. Não é de apresentar dados biográficos sobre Martinho Lutero, Ulrico Zwínglio ou João Calvino. Minha proposta é produzir uma reflexão séria acerca dos protestantes o u do protestantismo, como queira, ainda que em poucas palavras.

Uma coisa é certa, incontestável, os reformadores buscavam um alinhamento às vezes até radical com a Palavra de Deus.

 E hoje?

Hoje nós temos um protestantismo emocionalista, sensacionalista e poderosamente acrítico. Tudo é normal. Cantar pra Jesus somente mediante o pagamento de R$ 80 mil reais é normal. É proibido pensar, como diz o cantor João Alexandre. As igrejas emergem aos borbotões, igrejas e mais igrejas ( qualquer espaço vazio se transforma em um templo ). A fábrica de pastores é assustadora ( em sua esmagadora maioria ) sem conclusão do ensino fundamental e médio, sem formação teológica. Consequentemente as pregações são destituídas de uma analise séria do texto, sem hermenêutica e exegese. O pregador ler o texto sai do texto e nunca mais volta para o texto. E quanto a Deus? Há, Deus se transformou numa marionete, num ser manipulável. E se o individuo tem dinheiro para o sacrifício, mais fácil obterá os privilégios divino. Também podemos falar sobre as brigas políticas, pelos famosos cargos eclesiásticos, de influencia, que deixa o servo de “Deus” no alto do seu eu, no comando. Traições, brigas e perseguições, tudo é válido para conseguir o poder. Os crimes contra a fé que foi cometida pelos católicos, hoje o são pelos evangélicos na maior das tranquilidades.

E agora? Como comemorar os 496 anos? Precisamos de outra Reforma nos moldes do século XVI? Acredito que Não. No entanto, precisamos voltar à fonte, as Escrituras. Precisamos buscar ao Senhor em oração. Arrepender-se no pó e na cinza. Abandonar o narcisismo gospel e se render a majestade de Deus.

Taciano Cassimiro, Missionário e Palestrante Presbiteriano. Bacharel em Teologia, Radialista e professor de história, filosofia e sociologia. Pastoreando a Igreja Presbiteriana de Tailândia-PA. Colunista do Portal Tailândia e BMTV.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

UMA HISTÓRIA DO CRISTIANISMO



 Por Taciano Cassimiro

Excelente obra, muito tem contribuído em minhas pesquisas históricas acerca da igreja. Foi determinante no último final de semana quando precisei pintar um quadro das controvérsias de Carlos I ( 1600-1649 ) e o Parlamento inglês.

Detalhe: foi no período desse monarca que a Confissão de Fé e os Catecismos de Westminster foram elaborados.

Indico essa obra aos meus amados irmãos,


Kenneth Scott Latourette (06 de agosto de 1884 - 26 de dezembro de 1968) foi um americano historiador da China , do Japão, eo cristianismo mundo. [1] Suas experiências formativas como missionário cristão e educador no início do século 20 China forma o trabalho de sua vida. Embora ele não aprender a língua chinesa, tornou-se conhecido por suas pesquisas acadêmicas do Magistério da história do mundo, o cristianismo , a história da China e das relações americanas com a Ásia Oriental. [2] Fonte:wikipedia

sábado, 15 de junho de 2013

ANTOLOGIA TEOLÓGICA

Excelente obra teológica de Julio Andrade Ferreira.
Na pagina 29, que de forma esboçada fala sobre Cosmologia é respondida a seguinte pergunta: Mas, que é que o cristão vê no cosmos?

Respostas

1. Vê a providência. O crente vê que Deus o dirige individualmente, vê que Deus dirige o Seu povo, bem como toda a História.

2. Vê a Preservação. Para que Deus assegure a realização dos Seus propósitos, tem Ele o perfeito domínio da realidade natural e sobrenatural.

3. Vê a criação. É o ato livre do Deus triuno, pelo qual no princípio, para Sua própria glória, sem material preexistente, Ele faz todas as coisas visíveis e invisíveis. Criação é doutrina essencialmente cristã.
Recomendo a leitura desta obra!

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Epistola aos Hebreus



Esboço da reflexão do culto familiar
abril de 2013
Por Taciano Cassimiro

Autoria: Paulo, Barnabé, Apolo, Silas,Áquila, Clemente de Roma ou o casal Áquila e Priscila?
Permanece em segredo a autoria.
Curiosidade: Pra Martinho Lutero Apolo foi o autor.
Data: ano 70, ou antes.
Qual Propósito?
Os hebreus eram cristãos judeus que viviamna Itália Hb 13.24.
E estavam de certa forma sendo influenciados a deixar o evangelho e voltar aos rudimentos da Lei e do judaísmo místico. Logo a carta é escrita com o fim de evitar um declínio na fé dos hebreus.
Capitulo I – A Superioridade de Cristo

      1.      O Filho é a revelação superior
“...Deus falou...”
Aos pais pelos profetas.
Deus usou diversas formas de revelações no Antigo e Novo Testamentos:
·         Revelação natural
·         Sonhos
·         Revelações
·         Profecias
Entretanto Cristo é a revelação superior Hb 1.2,3.
·         O filho é o criador e sustentador do universo V3
·         Sua obra de purificação atesta sua superioridade v4

Pilares de sua superioridade: caráter como criador, mantenedor, redentor e governador do universo.

     2.      O Filho é superior aos anjos

·         Entendimentos errados acerca dos anjos ( judaísmo e helenismo gnóstico )
Cristo é maior que os anjos:
    1.      Porque o Pai o chamou de Filho v5
    2.      O Pai ordenou que os anjos o adorassem v6
    3.      O Pai deu ao Filho tarefa de governo superiorv8,13
Os anjos são colaboradores de Deus v7,14
O Filho é o próprio Deus, é o criador, o sustentador, redentor e o governador de todas as coisas.


segunda-feira, 22 de abril de 2013

A SEARA É GRANDE, MAS ONDE ESTÃO OS CEIFEIROS?



Sermão pregado na Igreja Presbiteriana de Tailândia abril de 2013 

No ano de 1555 Latimer com 64 anos foi amarrado ao mesmo poste com Ridley, mais novo que ele, estes dois servos de Cristo foram sentenciados a morte “ ...a proporção que o fogo ia ardendo em volta deles, iam-se animando mutuamente no Senhor. Ridley sofreu mais porque a lenha empregada para o seu martírio era verde, e bem precisava das consolações do seu irmão: “ Tenha coragem, Mestre Ridley”, dizia Latimer. Havemos de hoje acender uma tal luz na Inglaterra, pela graça de Deus , que espero que nunca há de se apagar”. Algum tempo depois de Latimer ter cessado de falar, ouviram Ridley gritar na sua agonia: “ Aproximem mais o fogo; é lento demais!” Mas por fim as chamas alcançaram a pólvora que lhe tinham posto a roda do pescoço, e os seus sofrimentos finalmente acabaram.
Temos lido o texto bíblico e aqui faço algumas simples perguntas:
Onde estão os homens e mulheres de oração de nosso século?
Onde estão os evangelistas, os crentes apaixonados pelo Ide?
Onde estão os professores apaixonados pela Escola Dominical?
Onde estão os operários do reino de Deus?

No contexto imediato Jesus diz que o seguidor “ Cristão “ precisa estar preparado e disposto a sofrer privações, renunciar o eu em todas as suas formas, e disposto a perseverar. Lc 9.57-62

No capitulo 10 de Lucas o Senhor envia os setenta para preparar o caminho, pois Jesus iria passar pelas cidades, aldeias e vilas por onde passariam os discípulos.

Embora Jesus tivesse um grande número de seguidores ele surpreende os tais com a seguinte afirmativa “ A Seara é grande, mas os trabalhadores são poucos “.
O que é Seara:
Seara significa um campo semeado, são cereais que já foram semeados na plantação e já nasceram, ou então uma pequena porção de terra cultivada.
Seara grande é um fato
Poucos ceifeiros é outro fato 
Extranho é que a grande da seara deveria ser completada por um grande número de ceifeiros. Mas, infelizmente a ideia que temos aqui é que a grandeza da seara excluí o número necessário de trabalhadores. Dando a ideia de que embora o trabalho seja, ou será feito, o será com mais dificuldades, as duras penas, no sacrifício, no muito esforço.

O TEMA DE NOSSA MENSAGEM É “ A SEARA É GRANDE, MAS ONDE ESTÃO OS CEIFEIROS”?

Respondemos esta pergunta da seguinte forma:

    1.    Estão se escondendo dos lobos
Os cristãos modernos são aversos a ideia de dor, sofrimento, tristeza e privações ainda que seja por causa do reino. Parece que existe um tipo de hedonismo “ cristão” que o fazem buscar somente o prazer, o sucesso, e quando estão diante do perigo não sabem como agir, como reagir e assim se postar de forma correta.
John Knox foi ordenado em 1536, em seu ministério atacou os erros da Igreja Romana; foi proibido de pregar aos domingos como forma de retaliação por parte das autoridades; Knox não relutou. Simplesmente passou a dirigir cultos durante a semana. A maioria dos habitantes de Edimburgo se converteram ao protestantismo; Knox foi perseguido e preso em 1547; em 1549 foi solto e assim que chegou voltou a pregar na Inglaterra, com isso famílias inteiras atravessavam a fronteira da Inglaterra para ouvir a pregação do evangelho. Knox o patriarca do presbiterianismo não se escondeu dos lobos, de Maria Tudor, a católica.
Ainda há mais relatos à exemplo o da revolução na Escócia presbiteriana no período do rei Tiago II que conquanto haja incontáveis relatos de perseguição, pode ser comprovado que no mínimo 362 pessoas foram executadas judicialmente. Outras 498 foram o que é delicadamente chamado de “ despachados para o campo “. Outros 680 morreram lutando. Foram banidos de reino 750. E no mínimo 1.700 foram deportados em navios para as colônias. Outros 2800 foram presos. Além disso, muitos outros morreram em durante suas andanças para fugir.
O enforcamento do Rev. James Renwick, de apenas 26 anos de idade, no ano de 1688 foi um dos últimos martírios. A perseguição ao povo de Deus foi ampla e severa.
Fomos chamados para o combate, para guerra, para luta contra o mal em todas as suas formas. O cristão que se esconde dos lobos ao invés de enfrentá-los não entendeu nada do evangelho, do seu chamado, nem da sua tarefa no reino.

    2.    Estão confiando em seus próprios recursos V.4
“ Não leveis “ – indica fé na providencia de Deus
Cada vez mais o povo de Deus confia menos em Deus
Aprendemos na Bíblia alguns nomes de Deus que nos ajudam a compreender a vastidão de seus cuidados:
  • Magen Avraham — "Escudo de Abraão".
  • YHWH-Yireh (Yahweh-Yireh) — "YHWH provê" (Gênesis 22:13, 14).
  • YHWH-Rapha" — "YHWH cura" (Êxodo 15:26).
  • YHWH-Nissi (Yahweh-Nissi) — "YHWH nossa bandeira" (Êxodo 17:8-15).
  • YHWH-Shalom — "YHWH, a nossa paz" (Juízes 6:24).
  • YHWH-Tzidkenu — "YHWH, nossa Justiça" (Jeremias 23:6).
  • YHWH-Shammah — "YHWH está presente" (Ezequiel 48:35).
  • Kaddosh Yisrael — "Santo de Israel".
  • Avinu Malkeinu- Pai Nosso, Rei Nosso
  • Elohei Avraham, Elohei Yitzchak ve Elohei Ya`aqov — "Deus de Abraão, Deus de Isaque e Deus de Jacó"
Por meio destes e de outros percebemos os cuidados de Deus sobre nossas vidas. Entretanto o povo tem confiado mais em seus méritos, em sua capacidade de conquistar as coisas. Se perceberem vão ficando cada vez mais cheios de si, e vazios de Deus, cheios de sonhos sem Deus e prestes a serem visitados por enormes pesadelos.
O que nos ensina o sermão do monte? Este sermão nos ensina que servimos a um Deus poderoso, bondoso, pastor e provedor. Senão vejamos:
"Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa? Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?
Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? "Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé? Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer? ’ ou ‘que vamos beber? ’ ou ‘que vamos vestir? ’ Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal".  Mateus 6:25-34
Quanto mais buscamos e vivemos para o Senhor mais confiaremos Nele.

    3.    Estão sonegando a mensagem do REINO DE DEUS
Sonegar siginifica:
1.     Ocultar, deixando de mencionar
2.      Subtrair, tirar a esssência, sem renúncia ( Qual é a essência do evangelho ? )
Que evangelho está sendo pregado em nossos dias?
O evangelho de Jesus?
Ou o evangelho que amaldiçoa ao invés de abençoar, que aliena ao invés de reconciliar o homem com Deus, com a liberdade e com a vida. Evangelho das sessões de descarregos, dos corredores e tapetes de fogo; de homens megalomâniacos que trazem sobre si e sobre seus seguidores justa condenação.
O evangelho está sendo sonegado. E quando a igreja não anuncia, não vive, não encarna o evangelho ela é culpada.
Vejamos um exemplo de dedicação, vida e amor a obra de Deus:
Rev. Ronaldo Lidório " Estive recentemente visitando uma região próxima a Maraã no coração da Amazônia onde vivem os Kambeba, Kokama e Miranha. Eram tidos, até pouco tempo atrás, como grupos indígenas ainda não alcançados pelo evangelho. Tamanha foi minha surpresa ao chegar entre eles e ver ali a presença de uma forte igreja evangélica, que louva a Deus com fervor e amor. Procurando os autores daquele trabalho missionário nos apontaram alguns crentes ribeirinhos, especialmente o Sr. João, como é conhecido.

Fui entrevistá-los. Pessoas simples, alguns ainda iletrados, mas com tremenda paixão pelo Senhor Jesus. Viviam em um "flutuante" formado por um cômodo apenas e, além das redes, possuiam somente uma cadeira e uma panela.
Contaram-me então como, através do escambo e comércio com os indígenas, conseguiram lhes transmitir o evangelho e plantar ali uma forte igreja.

Perguntei-lhes: "Mas como vieram parar aqui, em região tão distante ?" Responderam- me: "viemos ganhar a vida".

"E como está a vida" – lhes perguntei. "Vai muito bem. Já plantamos 6 igrejas".

Aqueles eram missionários sem sustento, aplausos ou reconhecimento. Eram servos de Jesus que confundiam o ganhar da vida com o ganhar de almas. Homens que passavam privações profundas para que o evangelho chegasse até ao final do rio Maraã.maracanã

Que Deus nos ajude a seguir os exemplos de homens e mulheres que dedicaram suas vidas na obra do Senhor. A seara é grande, há muita gente sofrendo nos hospitais, nas delegacias e presídios de nosso país, e nós fomos chamados para trabalhar e por meio do serviço nosso pai celestial ser glorificado.