domingo, 16 de novembro de 2014

ACERCA DAS CONTROVÉRSIAS CRISTIANAS ( CRISTIANISMO )


Por Taciano Cassimiro

Pasme ou não as controvérsias no cristianismo nasceram muito cedo. Já no primeiro século os apóstolos e presbíteros reuniram-se para tratar de assuntos concernentes a lei e ingressão dos novos conversos a fé em Cristo, Concílio de Jerusalém ( At 15 ). Após o período apostólico as mais diversas controvérsias surgiram, destacamos: a novaciana ( sobre o perdão de pecados graves após o batismo ); a donatista ( sobre a natureza da igreja, todos devem ser rebatizados e fazerem parte do donatismo ); o ebionismo ( Jesus é filho de José e Maria, mas foi adotado por Deus. Conhecemos essa crença como adocionismo ). Nesse período  grandes teólogos surgiram: Justino Mártir ( 100-165 ); Basílio, O Grande, de Cesaréia ( 370-379 ), e Agostinho de Hipona ( 354-430 ) um dos maiores teólogos e filósofos da igreja que lutou contra o pelagianismo, o donatismo e o maniqueísmo que dentro de seu sistema de crença defendia o dualismo, bem vs mal. Essa crença anda muito presente nos círculos evangélicos, a ponto de as vezes se ter a impressão, de que não pode existir Deus sem o diabo, pois tudo que se fala tem o coisa ruim no meio.

Nos períodos conciliares a igreja travou embates sobre doutrinas que hoje são aceitas por nós como fundamentais, e sua importância é tão relevante que a aceitação ou não de tais doutrinas (Trindade, Cristo verdadeiro homem e verdadeiro Deus, união hipostática das naturezas, O Espírito Santo é Deus verdadeiro ) são determinantes para afirmarmos ser um seguimento seita herética ou não. Dentre os concílios que ao todo foram vinte e um (incluo os concílios pós Reforma), destacamos o de Nicéia ( 325 ); Constantinopla ( 381 ) e Éfeso ( 431 ) por terem tratados de assuntos basilares de extrema importância como a natureza de Cristo e sua divindade entre outros.

Na Reforma Protestante as controvérsias continuaram: batismo ( aspersão, imersão, batismo infantil ); governo da igreja ( presbiteriano, episcopal ou congregacional );  doutrina da predestinação e livre-arbítrio; o sacramento da ceia ( transubstanciação, consubstanciação, simbólica ou espiritual ). Nesse período de não pouca duração destacamos alguns personagens como Martinho Lutero ( 1483-1546 ); João Calvino ( 1509-1564 ); Jacó Armínio ( 1560-1609 ). Da Reforma até nossos dias temos ainda  Willian Perkins, Jonathan Edwards, Charles Hodge, Karl Barth, John Gresham Machen, George Lad, Roger Olson e tantos outros.

Pois bem, meu propósito foi mostrar que as controvérsias fazem parte do cristianismo e sua história. Contudo o que me assusta são os embates atuais. Principalmente nas redes sociais onde surge os “ teólogos facebook ” que nenhuma consideração tem por seus irmãos, pois a ideia é desqualificar o outro por meio do debate, é vencer ou vencer. Geralmente tal debate é desprovido de conhecimento histórico, cultural, gramatical e teológico. Ainda citamos a falta de respeito que é uma constante. Homens conhecidamente piedosos, que estudaram e se especializaram na Palavra de Deus para melhor instruir o rebanho são taxados de “ velho gagá “, “ esclerosado “, “ frio “, “ sem o Espírito “ por noviços , e por aqueles que nada ou quase nada estudaram e se consideram expert em teologia, Bíblia. Debates que só fragiliza o corpo de Cristo, promotor de cizânia e muitas vezes a perda de afeto e amizade. Precisamos entender que mesmo na controvérsia é preciso haver respeito e caridade.  Unidade no essencial, liberdade no secundário, caridade em tudo.

As controvérsias não são ruim em si mesmas, embora elas possam vir acompanhadas de divisões. Na história elas nos proporcionaram a oportunidade de pesquisar e fundamentar melhor as doutrinas essenciais da fé. Acredito que precisamos olhar o lado positivo das controvérsias. As mesmas não precisam dividir-nos. Separar batistas, presbiterianos,  assembleianos e luteranos. É possível convivermos em paz, e compartilharmos o que nos une.

Em minha peregrinação tenho ministrado em igrejas batistas, assembleias de Deus ( diversas ramificações ), luteranas, metodistas. Adoro ao Senhor pelas oportunidades recebidas para compartilhar o amor, a fé e a esperança em Cristo, sem barganhar a verdade. Porém procurando sempre me conduzir entre os santos com sabedoria e sensatez.

Que Deus nos ajude!

Taciano Cassimiro, é líder da Igreja Presbiteriana de Tailândia. Bacharel em Teologia, palestrante e escritor. Leciona História, Sociologia e Filosofia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário